A plataforma do Entreposto

Novas funcionalidades

A plataforma agora pode hospedar vários grupos.

Novo domínio e uma hospedagem com mais recursos.

Novas páginas informativas, incluindo uma página início completa sobre o projeto.

Uma página para cada produtora e produtor, incluindo o catálogo de produtos, acessível mesmo quando não tem compra coletiva aberta.

Melhoria do layout das páginas de produtos, incluindo mais imagens de produtos para ajudar na hora de escolher.

Na página do checkout agora tem a lista de produtos.

Confirmação de reserva por email, para dar mais segurança aos membros que a reserva foi finalizada corretamente.

Funcionalidade de pesquisa para procurar compras coletivas, digitando o nome de uma produtora ou produtor por exemplo.

Email automático para lembrar ao membros que tem uma cesta abandonada. Funciona quando membros estão logados. O objetivo é prevenir alguém esquecer de finalizar a reserva e ficar sem produtos.

O valor total da seleção de produtos aparece em uma caixinha fixa no canto da tela nas páginas de reserva de produtos. O valor é atualizado conforme o usuário seleciona produtos e quantidades.

O valor total estimado oferece mais controle durante a compra, para quem tem um orçamento limitado. Aparece na cesta de produtos e na página do checkout.

Minha conta agora inclui uma página Minhas reservas, com o histórico de reservas, a lista de produtos e o valor estimado da cesta.

Os emails automáticos de confirmação de reserva agora incluem a lista de produtos e o valor estimado da cesta.

Novo layout em uma coluna em vez de duas para vários tipos de páginas.

  • Páginas de grupos.
  • Páginas de reserva de produtos.
  • Páginas de produtoras, produtores e entregadoras.
  • Essa página também e as demais logo mais.

Um objetivo do layout em uma coluna foi abolir acordeões porque escondem informações. Não precisa mais clicar para ler informações importantes como instruções de pagamento, cálculo do frete ou ajustes na contribuição.

Destaque das características notáveis das produtoras e produtores para valorizar os esforços dele·as e facilitar a leitura aos usuários.

  • Produtos de origem ou veganos.
  • Produtos orgânicos certificados.
  • Embalagens retornáveis ou sustentáveis.

Contribuição Social: O experimento consiste em baratear o preço final dos produtos para quem atualmente não tem renda ou pouca. As ou os membros confortáveis financeiramente deverão ser solidários e contribuir mais. O objetivo diminuir a Contribuição Social para perto de 0%, aos poucos.

  • Contribuição padrão: 20%
  • Contribuição Social: 15%
  • Contribuição Solidária: 25%

A ou o membro seleciona a contribuição no checkout, na hora de finalizar a reserva. Antes tinha um cursor em cada página de reserva de produtos. A ideia é definir o valor de contribuição uma vez só por reserva. A porcentagem de contribuição selecionada pela ou pelo membro aplica-se à cesta inteira, incluindo serviços como entrega em domicílio também.

O valor da contribuição é calculada no site automaticamente na hora de finalizar a reserva, no checkout. Antes a contribuição era calculada manualmente na planilha e publicada no site somente na hora do pagamento, no dia da distribuição das cestas.

Atualização da página início para apresentar como o Entreposto está se definindo atualmente (uma iniciativa cidadã sem fins lucrativos) e quais são os objetivos:

  • Como consumir uma maioria de produtos agroecológicos e orgânicos a um preço mais acessível?
  • Como ganhar autonomia da grande distribuição, dos industriais e do agronegócio onipresentes?

Correções de erros de português na página início. Contribuição da Tarsila.

Introdução da palavra membra, no objetivo de continuar os esforços de redação inclusiva ou não-sexista. Membra é o feminino dicionarizado de membro. dicio.com.br

Destacar melhor o botão Minha conta no menu.

Os nomes dos grupos agora correspondem ao nome da cidade (Grupo São Paulo, Grupo Ubatuba). Os antigos grupos Casaplanta, Iquitos e Pagú serão considerados "Pontos de distribuição". Essa mudança acontece para refletir como estão organizados os grupos de WhatsApp e as listas de difusão por email. Na prática, membros querem participar das campanhas, independente do ponto de distribuição.

O grupo São Paulo agora tem uma aba para cada ponto de distribuição, mostrando as compras coletivas em andamento. Reflete a nova organização no WhatsApp, com um grupinho por ponto. A necessidade veio com o novo ponto no Butantã, que não atende geograficamente grande parte do grupo de São Paulo. Uma membra pode seguir mais de um ponto.

Atualizações na página de cadastro de novas membras e membros, no texto e no formulário com adição de novos campos, para refletir a multiplicação dos pontos e grupos.

  • Como você prefere acompanhar as compras coletivas?
  • Em qual ponto você prefere retirar sua cesta?

Ideias de funcionalidades

Sugestão participativa de novos produtos, produtoras e produtores.

Sugestão participativa de melhorias na plataforma.

Fórum de discussão para trocas entre grupos, membros, produtoras e produtores.

Perguntas e Respostas na página de cada produtora e produtor.

Sobre a plataforma

O site de reserva de produtos evolui desde 2018 junto às compras coletivas dos grupos de consumo do Entreposto.

O código é aberto e baseado no WordPress e WooCommerce. O projeto nasceu com a ambição de ser livre. Livre quer dizer que a plataforma pode ser copiada e modificada de maneira livre e gratuita, sempre sob licença livre.

Financiamento colaborativo

Desde 2018 o desenvolvimento depende do trabalho voluntário do Hugo da pequenaweb.com.

Desde 2019 arrecadamos 5% de contribuição nas compras coletivas para o administrador da plataforma, incluindo o trabalho de manutenção e desenvolvimento do site, além de oferecer suporte aos organizadores, produtores e membros. Graças às contribuições de um número crescente de membros e grupos, o financiamento colaborativo da plataforma deveria ser viabilizado e perenizado a longo prazo.

Em 2020 deveríamos contar com a participação voluntária de outros profissionais.

O papel da tecnologia

As principais vantagens de uma plataforma web que exploramos são oferecer listas gigantes de produtos de várias produtoras e produtores simultaneamente e ter um espaço para apresentar informações detalhadas e acessível online sobre produtoras, produtores e produtos (ingredientes, dicas, origem, certificações).

Os principais inconvenientes são a dependência técnica dos consumidores a alguém que gosta de informática e a acessibilidade limitada em zonas com pouca internet. As compras por mensagem instantânea do tipo grupos de WhatsApp funcionam melhor com pouca internet.